Análise técnica: indicadores de volume

  • por
Bom, nos artigos anteriores analisei os indicadores de tendência e de reversão.
Portanto, para encerrar esta pequena série sobre indicadores técnicos, vou falar sobre os indicadores de volume.
Afinal, quando os preços sobem e o volume aumenta, a tendência é de que os preços continuem subindo. Se os preços sobem e o volume não acompanha esse aumento, no entanto, a tendência de alta pode estar perdendo força.
Por outro lado, se os preços caem e o volume aumenta, a tendência é de que os preços continuem caindo. Se os preços caem e o volume diminui, porém, significa que a tendência de queda está se enfraquecendo.
MÉDIA MÓVEL DE VOLUME
Nada mais é do que é uma média móvel dos volumes do período, que indica se os volumes médios estão aumentando ou diminuindo.
Por meio dela é possível filtrar oscilações bruscas no volume de determinado ativo, como aquelas que ocorrem nos dias de exercício de opções.
ON BALANCE VOLUME (OBV)
No indicador OBV, o volume de cada dia é considerado positivo ou negativo de acordo com a variação dos preços no dia e, em seguida, somam-se todos os dias negativos e positivos de determinado período. 
O volume atual, consequentemente, não é tão importante como a direção do mercado.
Extra
Os indicadores de volume, além de serem utilizados para confirmar ou descartar tendências, são bastante utilizados em papéis de baixa liquidez, a fim de identificar a movimentação de investidores com informações privilegiadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *