­

Análise técnica: indicadores de volume

fevereiro 17, 2021

Bom, nos artigos anteriores analisei os indicadores de tendência e de reversão.

Portanto, para encerrar esta pequena série sobre indicadores técnicos, vou falar sobre os indicadores de volume.

Afinal, quando os preços sobem e o volume aumenta, a tendência é de que os preços continuem subindo. Se os preços sobem e o volume não acompanha esse aumento, no entanto, a tendência de alta pode estar perdendo força.

Por outro lado, se os preços caem e o volume aumenta, a tendência é de que os preços continuem caindo. Se os preços caem e o volume diminui, porém, significa que a tendência de queda está se enfraquecendo.

MÉDIA MÓVEL DE VOLUME

Nada mais é do que é uma média móvel dos volumes do período, que indica se os volumes médios estão aumentando ou diminuindo.

Por meio dela é possível filtrar oscilações bruscas no volume de determinado ativo, como aquelas que ocorrem nos dias de exercício de opções.

ON BALANCE VOLUME (OBV)

No indicador OBV, o volume de cada dia é considerado positivo ou negativo de acordo com a variação dos preços no dia e, em seguida, somam-se todos os dias negativos e positivos de determinado período. 

O volume atual, consequentemente, não é tão importante como a direção do mercado.


Extra

Os indicadores de volume, além de serem utilizados para confirmar ou descartar tendências, são bastante utilizados em papéis de baixa liquidez, a fim de identificar a movimentação de investidores com informações privilegiadas.

Aproveite a visita e confira:

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: