Bolsa de valores

A bolsa de valores representa o local em que as ações de companhias de capital aberto são negociadas. É por meia dela, portanto, que você pode adquirir e vender ações de empresas como o Bradesco, a Petrobras e a Vale.
Além de ações, porém, muitos outros valores mobiliários podem ser negociados na bolsa de valores, como contratos envolvendo metais preciosos, commodities agrícolas e moedas estrangeiras, como o dólar e o euro.
No Brasil, por exemplo, as ações de companhias abertas são negociadas por meio da BMF&Bovespa, atualmente chamada de B3, que atua como um intermediário entre os compradores e vendedores, assegurando que os compradores receberão as ações adquiridas e que os vendedores receberão os valores que os compradores se dispuseram a pagar por aquelas ações.
Por meio da BMF&Bovespa, por conseguinte, você atualmente pode adquirir ações de mais de 350 empresas, que, juntas, possuem um valor de mercado de aproximadamente R$ 4 trilhões.
Parece muito, não é mesmo? Mas o mercado de ações brasileiro ainda é muito pequeno, principalmente se comparado ao mercado americano, no qual as ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque e na NASDAQ possuem um valor de mercado de mais de R$ 100 trilhões.
É interessante registrar, nesse aspecto, que as bolsas de valores são usualmente retratadas como um local de correria e gritaria, em que operadores no telefone disputam a realização das ordens de compra e venda emitidas por seus clientes.
E, de fato, por mais de trezentos anos era isso mesmo o que acontecia.
Hoje, no entanto, a maior parte das ordens de compra e venda é feita de forma automatizada, com o uso de sistemas eletrônicos de processamento, como o Home Broker, sobre o qual falaremos mais a frente.
Por ora, você deve compreender que a bolsa de valores brasileira funciona entre as 10:00 e as 17:00, sendo o horário de negociação ampliado durante o verão, até as 18:00, para que não haja uma grande diferença entre o fechamento da bolsa brasileira e o fechamento das bolsas americanas.
Para continuar conferindo minha série de artigos sobre a bolsa de valores e o mercado de renda variável, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *